22 de janeiro de 2011

Conversazioni tra Italia e Portogallo


 Foto: Manuel Henriques / DGArtes

Foi sob o título «Projectar na Europa» que decorreu a mesa que, no passado dia 20 de Janeiro no Politecnico de Milão, reuniu os arquitectos Manuel Aires Mateus, João Ferreira Nunes (Proap) e Giuseppe Marinoni e o fotógrafo Giovanni Chiaramonte.

A moderação ficou a cargo de Carlos Machado e Moura que, para além de apresentar os oradores, fez alusão ao encontro de Fernando Távora e Ernesto Nathan Rogers em 1951  referência central na apresentação do seminário  e evocou as grandes mudanças no mundo, nas cidades e nas sociedades que alteraram profundamente o exercício da profissão desde então. Com efeito, as gerações que precederam aquela representada na mesa assistiram às transformações do mundo levando a cabo actividades que lhes atribuíram o papel de protagonistas na modernização dos países e, no caso português, a um verdadeiro papel de emancipação social. No entanto, também graças à extensa circulação de imagens e de ideias, a arquitectura está hoje mais concentrada num âmbito intrínseco da disciplina do que propriamente nessas tarefas.

Giovanni Chiaramonte, fotógrafo que desde o final da década de '60 trabalha sobre a relação entre o lugar e o destino da sociedade ocidental, apresentou uma série de fotografias tiradas nas mais variadas cidades europeias.

Manuel Aires Mateus ilustrou três projectos apresentados a concurso: o Hotel Aquapura, no Alqueva (Monsaraz, 2007, 1º prémio); o Museu Parque de los Cuentos (Málaga, 2008, 1º prémio); e o projecto urbano para o Parque Mayer (Lisboa, 2008, 1º prémio), tendo este último sido resultado de uma parceria com João Nunes / Proap.

João Ferreira Nunes apresentou dois projectos: o da ETAR de Alcântara (Lisboa, 2005) desenvolvido com Manuel Aires Mateus; e uma proposta apresentada a concurso, o Parque CityLife (Milão, 2010, 2º prémio), em colaboração com o atelier Gonçalo Byrne Arquitectos.

Finalmente, o arquitecto Giuseppe Marinoni, professor do Politecnico de Milão, apresentou dois projectos urbanos, um Plano de Pormenor em Bergamo e o masterplan para a requalificação da área de Cascina Merlata, em Milão, tendo este último sido desenvolvido com João Nunes / Proap.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© 2011, MAVAA arquitectos associados. Com tecnologia do Blogger.